23.7.10

Falando de design: O que faz um designer de moda? - parte 1

Algum tempo atrás falei sobre a profissão de designer gráfico e de produtos (Você quer ver esses posts?Então clique aqui aqui...).
Hoje vou explicar o que faz, onde pode trabalhar e o que estuda um profissional de design de moda. Além de pesquisas, eu contei com a ajuda da Leticia Oliveira, estudante de moda e blogueira do Difulsão Facilitada.

Imagem: Maria Filó
O que faz um designer de moda?
Esse profissional cria peças de vestuário e acessórios, definindo estilos e modelagens. Faz uso da análise das tendências de comportamento para desenvolver coleções de acordo com o gosto do público-alvo. Pode prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas, definindo a disposição dos produtos na vitrine e escolhendo as coleções a serem compradas.

Imagem: Maria Filó
Onde ele pode trabalhar?
A indústria da moda está crescendo e necessita de profissionais capacitados para atender as etapas da cadeia produtiva. A nossa blogueira Letícia completa: "As possibilidades de trabalho e sucesso na área são muito amplas e creio que devem ser mais bem exploradas e exibidas pela mídia para quebrar alguns tabus."
O profissional de design de moda pode atuar como personal stylist, na criação de roupas (estilismo), de acessórios (jóias, bijuterias, bolsas e calçados), desenho de estampas e desenvolvimento de novos tecidos(design têxtil). Pode trabalhar na produção de desfiles e editoriais de moda para revistas, catálogos e anúncios.

Imagem: Maria Filó
O que ele estuda na faculdade?
"Atualmente iniciarei o 2° semestre e tenho adorado a área e o curso, é a possibilidade de explorar o lado criativo. O curso conta com cadeiras que ensinam sobre história da moda, comunicação, cores, desenho, criação, modelagem, confecção, fotografia, produção, etc. " diz a Lê Oliveira.

A Letícia também me falou algo bem interessante que vale a pena refletir:
"Um erro que algumas pessoas cometem é entrar para a faculdade de Design de Moda apenas pelo glamour, por gostarem de se arrumar ou comprar roupas. Assim como muitos entraram na faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas porque gostavam de passar tempo no computador. Procure saber bem sobre o curso e sobre o mercado de trabalho antes de iniciar, pois exigem muita dedicação e ralação."

Mais informações no Guia do Estudante e na Profissões Brasil!
Na parte 2, há o depoimento de uma estudante de designer de moda e também blogueira super apaixonada pela área. Vale a pena conferir!

Quer saber mais sobre outras profissões ligadas ao design? Então confira a lista abaixo:


Abraços,
Luiza Boaventura

22 comentários:

Larissa disse...

adoreiii seu blog! principalmente pq faço design!! hueauehauhe já tô seguindo é óbvio né!
beijo!

Jana e seus Acessórios disse...

Luiza, adorei seu blog!!!
Seja sempre bem vinda ao meu Jana e seus acessórios!!!
Adorei... conheci mais uma blogueira de Joinville!!!
Sucesso!!! Bjs!!!

Klécia Galvão disse...

Muito legal o post, ótima informação.
Bjocas e ótima semana flor!

Anônimo disse...

eu estou no sexto semestre e não me artrependo de ter começado, é demais!

beijinhos

Unknown disse...

Vou prestar vestibular para Design de Moda esse mês, e ainda não sabia que o curso era tão interessante e que oferecia tantas oportunidades no mercado de trabalho! Adorei as informaçoes, estou louca para começar logo a facuuuu!!! bjbj

Gi disse...

Sempre quis fazer o curso mas as pessoas sempre dizem que é uma área que não tem mercado de trabalho, mas isso é uma grande mentira .
Eu adoro moda e vou fazer o curso no ano que vem.
Bjss a todos e obrigada pelas dicas

arielle disse...

adorei!!!!! ainda não sabia que careira iria seguir mas agora tenho certeza que quero fazer designer de moda!

hannah larissa disse...

adorei seu blog *-*

Contato disse...

Perfeito o blog , quero mais dicas , prentendo cursar design de moda.

Unknown disse...

Muito bom! adorei as informação sobre Design de moda Bjos!

Unknown disse...

Adorei muito Bom! bjos

Unknown disse...

gostei muito tenho pesquisado muito pois quero saber o que vou fazer da vida adoro confecsionar roupas desenhar e etc. tenho 13anos moro em sao paulo e quero ser desing de moda."!
gostei muito de aprender sobre desing de moda nesse site.

Unknown disse...

Queria saber quanto ganha este profissional.
Obrigada.

Luis Felipe disse...

Legal você falar sobre a profissão de design de moda . Estou no quarto período e sei que realmente essa profissão no é só glamour.Bjos!

katia disse...

muito interesante

Renata Rafaela disse...

Adorei o post , pois eu faço 14 anos esse ano e desde meus 10 eu tenho um sonho em fazer Design de Moda , amo tudo que vem desta área a ,e para quem procura algum jogo que tem haver com moda super indico stardoll.com , lá podemos criar uma boneca vestir , maquiar , decorar suítes e lá tem marcas famosas como Dolce e Gabbana Miss Sixty que o jogo desenha as coleções (algumas peças) e podemos comprar vestir a boneca !

Unknown disse...

Amei os comentários, e isso me ajudou a ver que é isso que eu quero para a minha vida!!

Unknown disse...

Adorei a página, e me ajudou a ver que é isso mesmo que eu quero para a minha vida!!

Anônimo disse...

Muito boa sua página, tirou minhas dúvidas! :DD

Unknown disse...

Gostei muito. to pensando em fazer faculdade d moda.

Unknown disse...

Muito legal as suas dicas..as pessoas smp me diziam q o mercado da moda é muito pequeno, mas vi que não é vdd! Estou pesquisando uma boa faculdade para começar <3

Unknown disse...

eu adorei fikar sabendo mais sobre moda
S2

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)