25.11.09

Falando de design: O que faz um designer de produto?

O que faz um designer de produto?

O esse tipo de designer trabalha na concepção, desenvolvimento e produção de produtos de diversos tipos, como eletrodomésticos, móveis ou mesmo calçados. Ele avalia as necessidades dos consumidores, participa da fabricação e da comercialização das peças novas e trabalha no aprimoramento das já existentes. O objetivo é oferecer produtos com preços mais baixos e com melhor qualidade, funcionalidade e conforto.

Onde ele pode trabalhar?

O designer de produto é contratado para trabalhar em fábricas e escritórios de design, mas também pode atuar como autônomo, desenvolvendo projetos ou integrando equipes de trabalho. Alguns designers de produto se especializam em apenas uma área, enquanto outros, atuam simultaneamente em mais de uma.



O que ele estuda na faculdade?

O curso possui uma base mais teórica na qual é incluído história da arte e do design, metodologia visual, introdução ao design, psicologia do consumidor, sociologia de consumo e empreendedorismo. Mas o currículo também engloba disciplinas mais práticas, como computação gráfica, desenho artístico e técnico, ergonomia, design de produto, tecnologia de materiais e processos criativos. Para se formar é preciso fazer um trabalho de conclusão de curso: o planejamento de lançamento de um produto, desde sua concepção até a chegada ao mercado consumidor.


Quer saber mais sobre as profissões ligadas ao design? Então confira a lista abaixo:


Abraços,
Luiza Boaventura

7 comentários:

Samantha disse...

Com certeza. Tirar o mito de que o design é traduzido por só "toque final" só "frescurinha" ou só "estética" é difícil, mas não é uma missão impossível! :)

Anônimo disse...

Oi!Eu gosto muito de desenhar carros e motos,entao isso esta no Design de produtos neh?Pq qro muito fazer isso!Obrigado.Rogerio Ramos/rogerioramos2191@hot...

Anônimo disse...

Oii,gosto muito de desenhar,ainda mais se for carros eu motos,eu queria saber se isso tambem faz parte de Design de produto!Quero muito fazer isso!Obrigado.Rogerio. /rogerioramos2191@hot...

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

O mercado de trabalho para esse curso é amplo?

Unknown disse...

Na verdade o mercado brasileiro para esta area é uma verdadeira M não temos certificação, as empresas nem sabem direito para que servimos, vemos produtos lançandos de baixa qualidade de gosto no minimo duvidoso.
Varios cursos de Design estão hoje no mercado mas ninguem diz a você as verdades sobre a profissão.

DigToten disse...

Olá, Somos uma empresa de desenvolvimento de sistemas e estamos em busca de um designer de produtos para o desenvolvimento de um totem para o produto www.instaroid.com.br - contato guilherme@digtoten.com.br

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)