4.5.09

Falando de design: Bauhaus

Bauhaus foi uma escola aberta em 1919 em Weimar, Alemanha. Tinha como diretor Walter Gropius, que certa vez falou:
"Vamos criar uma nova guilda de artesãos, sem distinção de classes que ergue uma barreira arrogante entre o artesão e o artista!"

Com esta frase Gropius resumiu o que a escola Bauhaus mais defendia. Contrariando o movimento Arts and Crafts onde procuravam restabelecer a dignidade medieval do artesanato e do artesão.
Os maiores objetivos da escola era ensinar aos seus alunos que a arte deveria ser funcional e não apenas decorativa, os objetos não deveriam ter adornos inúteis que dificultassem a produção em série.

Outras características:
  • Utilização de vidro, couro e aço;
  • Ligado aos pintores expressionistas;
  • Paul Klee, Marcel Breuer, Kandinsky, Ludwig Mies van der Rohe entre outros foram professores da escola;

Este é o prédio da Bauhaus em Weimar, na Alemanha.

A Bauhaus funcionou até 1933 quando foi fechada pelo governo nazista. Ela revolucionou as áreas de arquitetura, pintura, escultura e desenho industrial e deixando grandes obras que servem com a referência e inspiração até os dias de hoje.
Em seus quatorze anos de existência, a Escola de Bauhaus passou por três etapas diferentes: a fase expressionista (1919 - 1927) em Weimar, sob a direção de Walter Gropius, a fase do formalismo construtivista (1927 - 1929) com Hannes Meyer em Dessau e, finalmente, a fase do racionalismo radical com ênfase na produção arquitetônica (1929 - 1933), sob a direção de Mies van der Rohe, parte em Dessau e parte em Berlim.

Saiba mais sobre outros movimentos: Arts and Crafts, Art Nouveau, Pop Art.

Abraços,
Luiza Boaventura

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)