31.10.09

Entrevista: Jaya! Design

Hoje tem entrevista com uma designer gráfica super gente fina e com muito talento. Estou falando da Sabrina Arini da Jaya! Design...
Conheçam um pouco do seu trabalho que realmente "encanta os olhos e alma"!
Esta é a criativa Sabrina no MoMA em Nova York na sua primeira exposição de seus produtos lá!


OrangeDesign - Em primeiro lugar, conte-nos um pouco sobre você, como e quando decidiu se dedicar ao design?
Sabrina Arini - Eu me formei em comunicação social pela ESPM. Cheguei a trabalhar em agências de propaganda, mas sempre me pegava "enfeitando" os anúncios. Saí da agência e sabia que não era aquilo que eu queria. Comecei a estagiar então em uma agência de design - que na época era um mistério para mim. Não entendia o que eu iria fazer no trabalho, o que era o design exatamente, mas pouco a pouco fui vendo a quantidade de coisas que o design engloba, e todas as possibilidades que ele traz. Aí me apaixonei. Então comecei a estudar design; fiz pós-graduação em design na Belas Artes e um máster em Barcelona.

Pufe arco Exibidos: de papelão e suporta até 100kg

OrangeDesign - Fale um pouco sobre o conceito que a Jaya! carrega.
Sabrina Arini - A idéia da Jaya! é trazer as cores e a sofisticação do design gráfico para os produtos(sou designer gráfica na verdade). Design de produtos é muito mais moldar uma peça, do que usar um molde pronto e dar uma outra cara. A Jaya! escolhe produtos padrões (como meus relógios de parede, que são redondos como a maioria é) e aplica uma estampa sofisticada, com uma combinação de cores diferenciada. Algo que não existe muito no mercado. Sempre achei que no mundo da decoração faltava cor. É um mercado extremamente branco, bege e preto, então trouxemos as cores.
Adesivo decorativo Algodão: na minha opinião o mais lindo de todos os adesivos que a Jaya! cria

OrangeDesign - É difícil conseguir espaço no mercado brasileiro de design?
Sabrina Arini - Na verdade o mercado de design, no Brasil, é muito novo. O Brasil não tem ainda a cultura do design muito bem estabelecida. Aqui paga-se muito pouco por esse tipo de trabalho, não é algo de valor. Lembro que quando morei em Barcelona, me espantava o fato de todos os cafés, ainda que pequenos, tinham uma comunicação visual bem bacana. Aqui as pessoas estão aprendendo a entender o que é um bom design e por isso mesmo é difícil vender design. As pessoas procuram preço (muito também devido a própria situação econômica do país) e não qualidade de design - que muitas vezes elas não sabem como distinguir. Mas esse cenário está se modificando. Cada dia existem mais cursos para a formação de designers, e as pessoas já entendem melhor o que faz um designer (quem é designer algum tempo, sabe que a segunda pergunta depois do "que você faz" é: "o que faz um designer?").

Saleiro e paliteiro Jardim

OrangeDesign - Na sua opinião, qual a importância do design na vida das pessoas?
Sabrina Arini - Brinco que o design é a arte do dia-a-dia, a arte "usável"- se é que dá para usar essa palavra. É a presença do belo na correria da vida, é o descanso dos olhos. Eu sou suspeita a falar, pois sou extremamente visual, sinto um enorme prazer em estar em um ambiente bonito e acolhedor. Faz toda a diferença para mim. Acho que eu tento levar isso para as pessoas, de certa forma.
Pulseira Cristina: quero uma dessa!
OrangeDesign - Como é o seu processo de criação? O que a inspira?
Sabrina Arini - Eu olho tudo o tempo todo. Tive a idéia de fazer a linha Xadrez em um dia de Junho, quando estava na academia e vi algumas crianças fantasiadas para a festa junina. Havia uma menina com uma saia linda, xadrez, e me deu um estalo: vou fazer uma linha xadrez. Tudo o que vemos, vivemos, presenciamos é material, no final, tudo inspira. Meu processo criativo é longo. Nunca saio com a primeira opção. Faço várias, e comparo. Pode até ser (e as vezes acontece) que a primeira seja a melhor, mas não fico com a primeira sem ter a certeza que explorei todas as opções.

Imã de geladeira faixa Bolas


OrangeDesign - Seus desenhos estampam desde canecas, objetos de decoração, até bolsas, pulseiras e camisetas. Você considera que essa versatilidade ajuda ao designer ter maior sucesso?
Sabrina Arini - Não. Inclusive tenho amigos que me dizem que eu não devia fazer tantas coisas diferentes... E isso é um pouco complicado mesmo. Pense que eu não só desenho tudo, como produzo tudo também! É uma loucura! Tenho inúmeros fornecedores, tenho que entender dos mais diferentes materiais... Agora, a Jaya! só existe por que sou apaixonada pela idéia de “estampar e colorir o mundo”. Pra mim não teria sentido trabalhar tanto para fazer apenas dois tipos de produtos. Quero poder explorar toda minha criatividade, todos os materiais, todas as possibilidades, se não, não vale a pena. Agora, sempre que meus amigos dizem que faço produtos demais, eu digo: essa é a graça pra mim. É isso que faz valer a pena.

Toy-Art monstro de pelúcia Canudinho:Linha Kids...

OrangeDesign - Você é uma designer de destaque. Quais são as dicas para quem está entrando no mercado agora?
Sabrina Arini -
Acho que hoje, entrar no mercado de trabalho é difícil em qualquer área. Para mim, o que mais ajuda um designer é realmente gostar do assunto, e por isso, ir a exposições, museus, olhar sites, blogs seja um prazer e uma constante. Ver o mundo é se encher de referência, como chamamos. É olhando o mundo e as coisas que vamos criando nosso estilo, nosso gosto e nosso repertório. E isso faz toda a diferença entre ser um bom designer ou não.

Maleta de papelão Monstroleta: para as crianças colorirem a vontade!Lindo....

OrangeDesign - Algum comentário para finalizar?
Sabrina Arini - Acho muito bacana você manter um blog que fale sobre o design. Isso ajuda muito a irmos construindo uma cultura de design no Brasil, e é essa é a melhor maneira de termos nosso trabalho reconhecido e valorizado. Parabéns pela empreitada!
Nossa!Vocês não tem noção de como foi difícil escolher os 7 produtos que estão nesse post...Cada criação mais linda que a outra.... Tarefa dura!

Essas e mais criações no site da Jaya!Design:

Abraços,
Luiza Boaventura

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)