4.8.10

Entrevista: Favas Design

Depois de tanto tempo, a seção Entrevista voltou!
(veja outras entrevistas clicando aqui...)
Hoje a entrevistada é a Fabiana Santos da Favas Design. Ela desenvolve um trabalho muito bacana e encantador, cria convites, scrapbooks, kits de papelaria e presentes especiais. Tudo personalizado, exclusivo para cada cliente!

Quer ter mais informações sobre a Favas Design?Então não perca a entrevista...
Boa leitura!


Orange Design - Em primeiro lugar, conte-nos um pouco sobre você, como e quando decidiu se dedicar ao design?
Favas Design - Sou formada em Nutrição. Trabalhei mais de 10 anos na área de gestão da qualidade. Nos últimos 4 anos na área atuei como fiscal da ANVISA, porém, como contrato temporário. Meu contrato foi encerrado, por questões políticas, quando descobri que estava grávida. Como não tinha carteira assinada, me vi desempregada e grávida de 3 meses. Como sempre gostei de artesanato, desde pequena me interessava por trabalhos manuais, confeccionava bijuterias para amigas, resolvi tentar voltar à ele. Preparei as lembrancinhas da maternidade, a decoração do quarto e descobri o scrapbook, que até hoje sou apaixonada. Aliás, acho que foi ele que me fez buscar por mais conhecimento e informação. Como a receptibilidade pelo que fiz para minha filha foi grande, todos elogiaram, resolvi investir mais. Fiz dois cursos que me ajudaram bastante a aguçar minha visão para a área de design. Um foi o técnico de web design e outro o de fotografia. Desde então só vendo aumentando minhas pesquisas e estudos. A prática e trabalhos só vieram mesmo em meados do ano passado, quando criei um blog e comecei a divulgar meus traballhos caseiros nele. O boca a boca vou ganhando força e hoje, graças a Deus, tenho uma resposta muito boa do que faço através de e-mails, comentários no blog, e encomendas que recebo.

Convite Pirata para a festa de aniversário de 3 anos de sua filha, no estilo "tunnel book" !Olha que fofura essa macaquinha com tapa-olho:)

Orange Design - Fale-nos um pouco sobre a Favas Design.
Favas Design - Minha ideia com o Favas Design é ocupar um espaço que notei ser ainda pouco explorado no design, ou seja, a exclusividade e originalidade. Vemos muitos trabalhos bonitos inspirados no design americano, ou seja, produtos ditos personalizados, decorações de festas seguindo o conceito da identidade visual adotada no design gráfico. E ntretanto, acho que este estilo está sendo muito explorado. O que se vê são decorações e produtos muito parecidos, por seguirem o mesmo estilo. Então, resolvi criar algo com um estilo mais artesanal, seguindo os conceitos estéticos do design, mas sem ficar presa à um visual tão uniforme que torna o resultado pouco criativo. O que crio tem uma carga emocional bem grande. Tento formular um produto que se aproxime ao máximo com o gosto e anseios do cliente. Acho que daí vem o diferencial do Favas, o produto tem a identidade que deve ter, a do cliente.

Outra versão do convite Pirata: diorama estilo rolo de papel

Orange Design - Como é o seu processo de criação? O que a inspira?
Favas Design - Sempre que recebo uma encomenda a primeira coisa que faço é enviar um questionário, briefing como é chamdo no design, com perguntas pessoais e técnicas, gosto de conhecer um pouco dos meus clientes. Quando falo cliente, me refiro ao aniversariante e aos pais, no caso de convites, por exemplo. Pergunto um pouco de tudo sobre gostos pessoais, estilo que será adotado na festa, preferência de cores, materiais, estilo, e sensações que querem transmitir com o convite. A partir das respostas vou em busca de referências, a maioria busco na internet, mas as vezes lembro de algo que vi em revistas ou livros e acabo os usando também. A pesquisa para mim é essencial. Nela descubro o que ja foi criado e observo imagens, cores, e produtos que juntos, servem como inspiração para o que crio. Ainda não criei nada que tenha tido uma única fonte de inspiração. Somo várias informações e formulo a ideia na minha cabeça. Daí parto para o computador, desenho um protótipo que testo e vou modificando conforme a necessidade.


A caixa depois de aberta vira um belo porta retrato. Garrafa com rótulo personalizado.


Orange Design -Você é uma pessoa que está dando os primeiros passos na área e já mostra trabalhos encantadores. Quais são as dicas para quem está iniciando agora assim como você?
Favas Design
- Já até escrevi sobre isto lá no blog. Acredito que o estudo e dedicação sejam imprescindíveis para alcançar bons resultados. Não adianta achar que é só copiar e colar e está tudo certo. Qualquer trabalho exige estudo e prática, diários. Além disso, claro, gostar do que se faz ajuda bastante. E, por experiência própria posso afirmar, que mesmo quem não tem o dom pode conseguir desenvolver bons trabalhos. Não sei ilustrar, nunca tive este dom. Mas tanto estudei e pratiquei que hoje já consigo desenhar algumas coisas digitalmente. Meu objetivo atual é conseguir desenhar à mão livre, e sei que o alcançarei! Claro que o dom facilita muito todo o processo, mas quem não o em também pode conseguir, basta dedicação e força de vontade.


Bloquinhos personalizados para o dia dos professores

Orange Design - Algum comentário para finalizar?
Favas Design - Tenho lido em alguns blogs críticas às cópias de trabalhos profissionais.(...) Pois bem, gostaria de opinar um pouquinho sobre este tema. Sempre fui muito certinha, acreditam que nunca colei em prova? Pois bem, quando fiz o curso de Web Design na primeira aula levei um susto! O professor disse que em web deveríamos rever alguns conceitos pois tudo que existia vinha da reformulação de trabalhos prontos. Como assim? Pois aos poucos fui entendendo. A maioria do que se projeta na web vem do aprimoramento de outros projetos. Muito pouco é criado, a maioria do que se faz é adaptado, melhorado do que já existe.
Então, comecei a observar que no design gráfico as coisas não são muito diferentes, mas são bem mais polêmicas. Por exemplo: Alguém cria um modelo de caderno, com uma costura e técnica que já existe a milênios. Muda um pouco ali e aqui. Usa um tecido com um design bonito, "cria" um fechamento diferente do usual, usa linhas coloridas e diz que o modelo foi criação sua. Está certo? Depende do olhar de cada um. A adaptação e as melhorias também exijem um olhar criativo, acredito que sejam, sim, criações, mas considero que a autoria não seja única. A polêmica começa porque alguém vem e faz um caderno bem parecido, mas também com algumas adaptações e a pessoa anterior fica enfurecida por que acha que foi copiada. Como assim? Então as mudanças do outro não valem? Só as dela?


Cuidado! Convite Bomba
 Cópia para mim é aquela que não sofreu nenhum tipo de mudança, é exatamente igual a qual originou-se. Aí sim, acho bem pouco interessante e valoroso. Porque não houve nenhum tipo de interferência, tão pouco criatividade.(...)
Acredito que dividindo meus conhecimentos possa, não só estar contribuindo para o crescimento do outro, mas também, que esteja aprendendo mais. O que eu ensino possivelmente será transformado, aprimorado e eu e outras pessoas certamente poderão usufruir destes benefícios, seja aprendendo novas técnicas, seja ampliando os contatos, fazendo novas amizades. E mais, muito mais que possamos imaginar!

Gostou do Favas Design? Quer conhecer mais os seus trabalhos? Então clique aqui...

Obrigada Fabi pela disponibilidade para a entrevista:D

Abraços,
Luiza Boaventura

10 comentários:

Ana Karina disse...

Oi Luiza!!!
Adoro o blog da Fabi!
Sempre visito, já faz bastante tempo ;)
Ela tem um dom e um capricho especial em tudo q faz né?

E que legal que vc está tendo fotografia na facul agora! Se precisar tirar alguma dúvida, estou aqui.

Bjinho congelado!

Leticia disse...

Olá Luiza,
Sou leitora do blog da Fabi faz um tempão (acho que desde que comecei a blogar...). vim por indicação dela conhecer o seu espaço... vou explorá-lo com cuidado, porque adoro design tb. Sou arquiteta, mas tenho tido pouco tempo para a parte de "desenho e programação visual"...
Beijos
lelê

Katia Bonfadini disse...

Luiza, a Fabi é o máximo, sou fã de carteirinha dela!!!! Seu talento, bom gosto, criatividade e originalidade são inigualáveis!!!!!! A Fabi tem realmente um talento nato e tem trabalhos bem distintos e com personalidade própria! Minha admiração por ela cresce a cada dia! Bjs e parabéns pela entrevista!!!!!

Janete Pinho disse...

Oi Luiza,
Adoro a Fabi,os trabalhos dela, o capricho, o bom gosto...
Também gosto muito do seu blog. Estou sempre por aqui.
Beijinhos,
Janete

Carol Barboza disse...

Oi Luiza! Confesso que não conhecia o trabalho da Fabi, mas fiquei encantada com tamanho capricho e criatividade, amei! Com esforço, de dicação e principalmente paixão a gente consegue alcançar nossos objetivos, né? Muito bacana...
Beijão flor

BubbleDesign/Bruno disse...

Parabéns pela entrevista.
São muito bem pautadas e nos fornecem boas informações.
E... parabéns pelo trabalho da Fabiana.

Abraços

Fabi Carvalhos disse...

Luiza, nem preciso dizer o quanto fiquei lisonjeada de estar por aqui, né? Muito obrigada pela confiança e carinho!

E queridas amigas blogueiras, e novos amigos, Carol e Bruno, é sempre muito bom contar com o apoio de pessoas queridas na nossa trajetória profissional, é este apoio que nos impulsiona. Beijão e muito obrigada tb pelo carinho,

Fabi.

Fernanda Reali disse...

Adorei conhecer mais um pouquinho da Fabi. Capricho, cuidado e bom gosto ela demonstra nos trabalhos, e demonstrou ótimas opiniões na entrevista.
Bjs

Kandis Design disse...

Adorei a entrevista!!

Samantha disse...

Poxa, é incrível o bom gosto dela. Fora que olha essa história, essa reviravolta!! A gente nunca sabe o que vai ser da nossa vida. Ela lidou EXTREMAMENTE bem com isso, confiando no que ela gosta. Que inspiração *____*
Lu, parabéns pela entrevista!

Postar um comentário

O que você achou do post? Algo a acrescentar?
Sua opinião é muito importante para o crescimento do blog:)